Lipoaspiração: o fim das gordurinhas indesejadas

A cirurgia de lipoaspiração é um procedimento estético que pode ser feito por homens e mulheres de todas as idades. Este tipo de tratamento é recomendado para pessoas que tem um peso considerado normal, mas que possuem acúmulos de gordura, mais conhecidos como “pneus”. A lipoaspiração pode ser feita nos braços, pescoço, quadris, coxas parte interna e externa, nádegas, mamas, cintura e abdômen.

A cirurgia de lipoaspiração consiste na retirado de gordura do corpo por meio da cânula (agulha) que é introduzida sob a pele através de pequenas incisões feitas próxima da área a ser aspirada. As incisões chegam a 4 e 8 mm de comprimento, ficando escondidas em sulcos e marcas naturais. O procedimento pode ser feito com anestesia geral, peridural ou local, mas isso vai depender da quantidade de gordura e regiões tratadas. A lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, de acordo com a necessidade do paciente. Geralmente, é retirado no máximo, 5% do peso corporal.

O procedimento estético tem duração de uma hora a três horas. Após as primeiras 48 horas, os pacientes sentem uma dor temporária que pode ser tratada com analgésicos. Durante a recuperação – parte extremamente importante de todo o processo, é comum o aparecimento de inchaços, desconforto, insensibilidade. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, como: trocar os curativos todos os dias, usar cintas modeladoras, retirar os pontos entre o 5º e 7º dia. Além disso, a drenagem linfática e massagens são indicadas para acelerar o processo de recuperação, diminuindo o inchaço, a retenção de líquido e as equimoses.

A realização de exercícios físicos (esforço) e exposição solar são permitidos após 4 a 6 semanas. Já a volta para o trabalho se dá depois de duas ou três semanas. Passado o período de recuperação, é possível notar a melhora na aparência corporal, principalmente na região da cintura e abdômen. Para potencializar ainda mais os resultados, é recomendado ao paciente uma reeducação alimentar combinada com meia hora de exercícios todos os dias ou pelo menos três vezes por semana.

Recomendações

Homens e mulheres que tem interesse em realizar este tipo de procedimento, devem antes de mais nada, procurar um médico ou especialista que indicará exames de sangue, exame cardiológico e a radiográfica do tórax, que são fundamentais antes da lipoaspiração. Esses exames permitem a visualização dos vasos sanguíneos e são importantes para verificar se há trombos na corrente sanguínea. Seguindo todas estas indicações o paciente tem a garantia de uma cirurgia bem-sucedida e sem riscos para a saúde.

Pacientes portadores de hipertensão, diabetes e obesidade tem risco cirúrgico maior do que os demais. Por isso, conversar com o médico antes de qualquer procedimento cirúrgico é fundamental. Após a autorização do médico, os pacientes devem se preparar para a cirurgia.

Uma lipoaspiração grande pede o mínimo de 24 horas de internação. Em caso de cirurgias menores é possível ir para casa no mesmo dia. Os pacientes submetidos a lipoaspiração devem fazer jejum nas oito horas anteriores à cirurgia. Além de fazer uma dieta líquida e ligeira nos dois dias anteriores.

Atenção! Qualquer alteração no organismo deve ser comunicada ao cirurgião plástico, até mesmo um simples resfriado, pois ele poderá atrapalhar a recuperação. Não informar o médico sobre alterações no organismo e o não cumprimento das recomendações pode prejudicar o andamento do tratamento e da recuperação, bem como, os resultados da lipoaspiração.